5 de agosto de 2015

Matilda - Roald Dahl


E em clima nostálgico...
Esse post é especial pra você, que assim como eu, foi criança nos anos 2000 e amava ver MATILDA na sessão da tarde. Confesso que até hoje quando passa na TV faço questão de dar audiência mesmo tendo na netflix e eu assistindo sempre (hehe).
Agora, quantos de vocês já leram o livro que inspirou o filme?
Há algum tempo vinha procurando por essa edição da Martins Fontes em sebos, pois é "impossível" achar em livrarias físicas ou virtuais.


Para quem não leu o livro e/ou não assistiu a adaptação, a estória conta que Matilda não tem o valor devido aos olhos dos pais, mesmo tendo tantos talentos com tão pouca idade o que faria qualquer pai atencioso fazer dela um verdadeiro troféu de orgulho. Mas na casa Wormwood ela é uma "invisível", fica todas as tardes sozinha enquanto seu irmão mais velho vai para escola, sua mãe vai ao bingo e seu pai trabalhar vendendo carros usados cobrando valores muito mais altos do que deveria, enquanto isso Matilda percorria a pé várias quadras para ir a biblioteca e chegou a ler todos os livros existentes nela. Dada a falta de atenção à garota ela só vai para escola depois dos 5 anos de idade e como se não bastasse, o sonho dela de estudar vira o maior dos pesadelos com o "monstro" que é a diretora Trunchbull. O conforto da vida de Matilda é sua professora Jennifer a qual é maravilhosa e entende ela como os próprios pais jamais entenderam, e ainda a sua amiga de classe Lavander.




Sobre a edição não curti muito a tradução de nomes dos personagens. Eu havia lido o ebook em espanhol - esqueci a editora agora - que me agradou muito e me fez ler ainda mais rápido do que em português, o que não faz sentido, mas na minha mente não é cabível mudar o sobrenome Wormwood para Losna e Truchbull para Taurino. Por que faz isso comigo? ;( Mas tirando isso a estória está íntegra. 

Livro X Filme
Incrivelmente a adaptação faz jus ao livro, as únicas diferenças que percebi, é que Matilda tem mais infância no livro, no filme a acho mais "adulta". Também no livro ela tem um amigo (antes mesmo de entrar na escola) e ele a empresta um papagaio que ela leva escondido para casa e vai acarretar em algumas coisas.  Ah, e a cena em que Matilda vai a casa da Sra. Trunchbull com a Srta. Jenny  e depois volta para buscar a boneca não está no livro o que me entristeceu, é uma ótima arte do filme, além de que a magia de Matilda só acontece um tempo depois no livro, enquanto no filme ela pratica desde pequena. 



Eu tenho uma afinidade grande com Matilda porque sempre me senti mais madura do que outras meninas ou meninos da minha idade, além de ser muito curiosa e ter tanta sinceridade quanto a personagem. Lembro que podia ser o que fosse, a pessoa podia estar com um cheiro ruim ao meu lado, por exemplo e eu dizia mesmo na cara, hahaha, não por maldade, muito pelo contrário, mas sim por sinceridade e inocência. Assim amo quando encontro minhas características de criança minha na Matilda do Roal Dahl. E você o que mais gosta no livro? E no filme? Amo quando vocês compartilham suas idéias comigo!



P.S. preciso de um teclado, melhor, de um computador novo! :/
XOXO


16 comentários:

  1. Matilda é um dos meus filmes favoritos da vida! Minha prima tem o livro também e eu estou doida pra ler estou esperando ela terminar......Amei o post <3
    Beijos ;*


    http://debatomvermelhoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, leeeeia e depois me conte o que achou.
      Tenho certeza que não vai parar a leitura e vai querer um exemplar só seu.
      Beijo!

      Excluir
  2. GENTE COMO ASSIM TEM LIVRO DESSE FILME?

    Eu adoro esse filme, assisto várias e várias vezes e nunca me canso, e juro que não sabia que o filme era uma adaptação. Correndo procurar o livro.

    Ótimo post, beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha, fico feliz que tenha descoberto o livro através do meu blog! <3
      Obrigada, bjo grande!

      Excluir
  3. NOSSA...TEM LIVRO?
    Eu nem tinha ideia. Eu vi o filme ontem menina.
    Eu fiquei super interessada em ler o livro agora, porque eu acho o filme muito fofo.
    E como a garota sofre na mão daqueles pais doidos dela. Mas ela sempre dando o seu jeitinho né? O que mais é fofo é o quanto ela é inteligente para fazer as coisas e aprender a se virar em tudo que quer. Eu não sabia nem do livro O.o Fiquei curiosa.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-promessa-da-rosa.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que a gente divide do mesmo gosto por esse filme.
      Recomendo que você procure já um exemplar só seu.
      Beijos!

      Excluir
  4. Olá... eu gosto muito do filme... assisti várias vezes e a minha filha também gosta muito.... o que eu achei incrível foi que a diretora do filme é igual a do livro, como eles chegaram nesse ponto eu não sei kkkkkkkk... o livro não me despertou a leitura... mas o filme é muito amor... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Diana... Você não leu?
      Mas o livro é igualzinho, o que amei do filme é que foi tão fiel ao livro.
      E ainda melhor em alguns termos como falei na comparação.
      Mil bjs!

      Excluir
  5. Como assim Matilde tem livro e eu não fazia ideia. Eu amo o filme sempre que passa na sessão da tarde eu vejo rsrs , Matilde é encantadora ... gostei muito deste post e pretendo ler o livro agora que fiquei sabendo de sua existência *----*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, Aline.
      Fico feliz que tenha feito tal descoberta através do blog.
      Bjão!

      Excluir
  6. Menina!!!
    Como assim????
    Eu juro pra vc que eu não tinha ideia de que Matilda era um livro... quero muito ler agora!!
    Adorei a forma que você fez o post e as comparações.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Mayara!! Agora é só procurar pelo livro e amar tanto quanto o filme.
      Volte sempre!
      Beijos!

      Excluir
  7. Eu sou simplesmente apaixonada por esse filme! Já assisti sei lá quantas vezes na sessão da tarde, alugando na locadora, baixando na internet... Mas confesso que me surpreendi, como eu ainda não sabia da existência desse livro? Eu já quero!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aêeee! Melhor filme da infância! Aproveite a leitura!
      Bjs!

      Excluir
  8. Olá, tudo bom?
    Assisti Matilda quando era bem pequena e concordo quando tu diz que a infância da personagem é tirada e já colocam-na como adulta. Não lembro muito bem do filme, mas lembro que também me identifiquei muito com Matilda, pela inocência e espontaneidade, sinceridade da mesma. E não foi só você ou eu, a maior parte das crianças é assim hoje em dia.
    As traduções são um saco, né?! Ora essa, Taurino! :\
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso me irrita muito Jessica! hahaha
      Mas no todo o livro vale muito a pena!
      Bjs!

      Excluir