3 de abril de 2015

Cinderela e outros contos de Grimm

Oi, tudo beleza?
Eu li uma edição dos contos dos Grimm criada pela editora Nova Fronteira, ela é visualmente simples, porém os contos são bem os próximos dos reais dos criado pelos Grimm. E vejo que esses são o que toda criança deveria ler, versão da disney ou qualquer  moderna é muito bom também, demonstra o quanto esses contos se tornaram vivenciados em todos os estilos, mas os contos reais criam uma ponte com lições da vida real mesmo tendo tanta magia. Vou falar um pouco de cada um contido nessa edição.



Cinderela e outros contos Grimm, seleção e tradução de Ana Maria Machado com ilustrações de Ricardo Leite.
ISBN: 8220907083
Editora Nova Fronteira
Número de páginas: 128


Cinderela
É o mesmo conto, porém  muito mais explícito. As irmãs da gata borralheira cortam os próprios pés para que caibam no sapatinho, mas pombas (anjos) amigas da Cinderela avisam sempre ao príncipe sobre o sangue no sapatinho, até enfim ele encontrá-la. No final, Cinderela mesmo piedosa e não desejando mal as irmãs, elas são castigadas de maneira bem cruel pelas pombas.
Os dois irmãos
Esse é o conto mais longo e também o que, achei eu, envolve mais magia. Os irmãos são expulsos de casa pelo pai e um caçador de bom coração os cria, eles crescem e decidem seguir seus rumos diferentes, mas no fim irão se cruzar novamente e descobrir o quanto necessitam um do outro e que merecem mútua confiança, pois tem uma amizade verdadeira entre eles.
A filha esperta do camponês
Essa eu achei a melhor estória de amor e confiança entre homem e mulher. A filha do camponês possui uma sabedoria tão grande que a leva a se casar com o rei, certa feita ela trai a confiança dele querendo ajudar um pobre rapaz, e então ele a manda ela voltar ao casebre de onde veio e lhe concede um último desejo de levar do castelo o que ela mais gosta. A escolha eu não vou contar, mas leiam é muito lindo!
O piolho e a pulga 
O conto é bastante curto, mas tem uma lição grande. Que é basicamente como diz o ditado: A língua é um pequeno membro que incendeia um bosque inteiro.
O lobo e o homem
A lição dessa estória é que não devemos nos achar ou contar caso antes mesmo de acontecer. Ou melhor contar vantagens...
O lobo e a raposa
Esse semelhantemente tem a raposa servindo sempre ao lobo, porém ele por ser ambicioso acaba se dando mal.

A raposa e a prima
Também comparado ao anterior a raposa é prima da loba, que a chama para ser madrinha do seu filhote. Na moral da estória descobre-se que a quem mais fazemos o bem às vezes são os que mais nos retribuem com o mal.
A raposa e o gato
O gato foi se apresentar a tal raposa que se achava a melhor por suas habilidades, mas ela no fim descobre que mesmo um pobre bichano pode ter suas qualidades. Rimou sem querer, hahaha.
Cravo
Um homem que trabalhava para o castelo com sua esperteza sequestrou o filho do rei que nasceu com poderes mágicos, o garoto cresce, todos o tem como morto e colocam a culpa na própria mãe que agora é aprisionada em uma torre, enquanto o verdadeiro malfeitor vive no castelo ainda e se aproveita das habilidades mágicas do menino. Mas o seu dom e sua bondade o fazem "acordar" para ver quem realmente o fez mal e o transforma num cão que cospe fogo. O garota tira a mãe da alta torre e ela assim morre em paz, e o rei tempos depois morre de tristeza. Dei um baita spoiler, me sorry!
O velho e seu neto
Um pobre velho tem um problema que o faz tremer as mãos e ainda como longe do olhar deles, o desprezo de seus filhos é tão grande que ele sempre chora à mesa. Até que um dia seu neto estava mexendo em alguns pedaços de madeira e o velho lhe argui sobre aquilo. A resposta do neto é que estava fazendo um coxo para a mãe e o pai quando ele crescesse. Depois desse dia o marido e a mulher o levaram de volta a mesa e ele comeu sempre junto deles, sem ouvir mais reclamações.

Espero que tenham tido uma ideia geral de cada conto. Eu recomendo os clássicos pra todos, porque ele são recordar um pouco o passado e aprender a viver bem no futuro. Essa edição eu amei e recomendo a qualquer pai/ mãe a ler para os seus filhos (é bem curtinho e com bastante ilustrações). Eu sempre amei minha vó contando quando eu pequena contos pra mim e esses achei bem o estilo dos quais ela contava e conta agora aos bisnetos, hahaha. Ela é a culpada desse meu gosto por leitura. ♥

Onde comprar: Submarino

Fiquem com Deus, beijinhos!

20 comentários:

  1. Eu nunca li nenhum dos contos originais dos irmãos Grimm, porque gosto mais da fantasia que criaram na minha cabeça desde pequena, de felizes para sempre hahahhaa :(
    Esses "outros contos" deste livro parecem muito bonitos, principalmente "A filha esperta do camponês" e "O velho e seu neto".
    Quando puder, darei oportunidade a leitura. =)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, faça essa leitura você não irá se arrepender, Jess. Os contos originais são ainda mais fantásticos!
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá! Eu sou fascinada pelas histórias originais dos contos de fadas, apesar de ainda só ter ouvido comentários a respeito, não li nenhum livro com os contos. Adorei o seu texto e a dica do livro. Este eu ainda não conhecia ;) Inclusive, muitos dos contos que o livro traz eu nunca tinha ouvido falar. Em breve vou realizar a leitura! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente amei essa edição, baratinha, bem original, além de clássica. ;) Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Acabei de perceber que minha infância foi falha HAHAHA Só conheço a Cinderela e adoro essas versões mais cruas. Na versão "original" de Branca de Neve, ela faz um sapato de ferro para a madrasta e faz ela dançar em brasa quente até a morte O_O.

    Curti a moral por trás da história do Velho e o neto, e concordo que esses contos sem tanta magia da Disney é são bem melhores para se contar para as crianças. Deixa a magia para nós, crianças de 23 anos HAHAHAHAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Matheus, você disse tudo!
      Deixa a magia pra nós crianças depois dos vinte.
      Penso que um dia incentivarei as minhas próximas gerações a lerem os contos originais.
      Abraço!

      Excluir
  4. Eu já li algumas versões originais dos famosos contos de fadas da Disney. Esses até que estão leves... Ha contos bem mais sombrios que você chega a ficar chocada...kkkkk
    Os contos originais, até os mais sombrios, tem uma lição de moral por trás das histórias que ae perde na versão Disney da coisa...
    Achei bacana seu post!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os mais sombrios, acho que são versões criadas, mas que não deixam de ser boas, mas os originais trazem uma lição através do impacto. Beijo.

      Excluir
  5. Adoro contos e suas lições *-*
    Nunca li nenhum original dos Grimm, mas essa edição com certeza vai para minha lista!
    Fiquei super curiosa para saber mais dos detalhes explícitos haha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem?
    Nossa ler os contos dos irmãos grimm deve ser incrível. Quero muito ler mais pra frente, amei as ilustrações também. Desta lista quase todos me interessaram muito principalmente o "Os dois irmão". Bjus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São maravilhosos, fiquei com "gosto de quero mais" porque nos fazem viajar. É incrível como contos de fadas se discerne tão bem de qualquer outro gênero. Beijos!

      Excluir
  7. Nossa, nunca li os contos dos Grimm e nem tinha ideia de como eram. Confesso que fiquei meio assustada! kkkk.... Esse conto da Cinderela é bem tenebroso, heim? Cortar os pés para caber dentro do sapato??? OMG! Prefiro as versões cheias de fantasia e fofinhas! Acho que meu lado criança não foi embora! kkkk... E essa especifica da Cinderela eu não tenho coragem de ler para meus pimpolhos não, ainda são novinhos para ficarem imaginando irmãs malvadas cortando os pés! kkkk... Mas as ilustrações estão bacanas e acho que pro um publico juvenil se encaixa perfeitamente.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha, te recomendo ler A PSICANÁLISE DOS CONTOS DE FADAS, de Bruno Betelheim. Você vai entender que eles não são sombrios, mas sim provocam um impacto de maneira boa para as crianças.
      Beijos!

      Excluir
  8. Ola =)

    Adoro os contos dos Grimm, são fantásticos. Trabalhei com um projeto de contos com os alunos e eles amaram conhecer as versões diferentes. Eles ficaram assustados. Gosto das duas versões (as bem fantasiosas e românticas também). Adorei :}

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Roberta, todas versões que criarem de contos de fadas tô lendo! hahaha
      Eu 'viajo', mas os originais são singular dentre todos *-*
      Beijo!

      Excluir
  9. Oi oi, como vai?
    Todos conhecem os contos dos Grimm, isso é fato, faz parte da nossa infância, mas nunca parei para realmente ler e tudo mais.
    Confesso que fiquei bem curiosa, já que gosto bastante dessas história e ter um livro com elas em minha estante ia ser ótimo hahahahaha
    Quem sabe eu não compro....
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carol! Como é a capa desse livro? Eu quero!Eu quero!Eu quero!Eu quero! o//
    Amei essa arte, tá linda! Quero saber a escolha da menina!! Haha Adoro tudo desses clássicos ♥ Adorei o seu post, eu ia morrer de preguiça e ia fazer só dos meus favoritos haha Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, realmente esqueci de colocar a capa aqui, mas é igual a imagem abaixo da resenha de cinderela. O livro é bem fininho e simples, mas é prefeito!
      Só de ler os contos reais...
      Amei a sinceridade,sobre a preguiça hahaha, mas não tem como escolher só alguns, acho que tenho TOC, ia ficar louca pra falar sobre os outros, hehehe.
      Beijão!

      Excluir